BIOGRAFIA

Paul Gibier (1851 - 1900)

Nasceu na França em 1851. Graduou-se em medicina pela Universidade de Paris em 1884. No ano seguinte trabalhou no combate ao cólera na Espanha e no sul da França, pelo que foi agraciado com uma medalha e tornado cavaleiro da Legião de Honra. Em 1888 foi enviado pelo governo francês à Flórida e Havana para estudar a febre amarela. Apontou um bacilo encontrado no trato intestinal de um paciente cubano como o agente etiológico da doença.
Em 1890 assumiu a direção do Instituto Pasteur de Nova York, encarregado da imunização de pessoas mordidas por animais raivosos. Discípulo de Louis Pasteur, foi naturalista do Museu de História Natural da França, membro da Academia de Medicina de Nova York, da Associação Médica de Nova York. e editor da revista Therapeutic Review.
Desde 1855 Interessou-se pela pesquisa dos fenômenos espíritas. Pretendia apresentar um relatório sobre seus experimentos no Congresso Internacional de Psicologia de Paris, realizado em 1900, mas faleceu dois meses antes em um acidente com um cavalo. O texto, com o título "Les Matérialisations de Fantômes" foi publicado postumamente.
Entre suas obras conhecidas estão: "Spiritisme", de1886, e " Analysis des Choses", de 1890.

www.ohomemeadoenca.com.br